sexta-feira, 3 de maio de 2013

Como conquistar uma pele de boneca


Com o passar dos anos, nosso corpo sofre muitas alterações clínicas e fisiológicas, tanto por efeitos externos como internos. A alimentação pode ser uma forte aliada para evitar e/ou retardar os efeitos do envelhecimento da pele.
É comum encontrar pessoas com deficiência de vitaminas e ácidos graxos essenciais, que apresente desordens cutâneas (pele).
Antes de qualquer coisa, devemos nos lembrar de que existe um processo inflamatório responsável pelos sintomas indesejados, que pode ser combatido por uma alimentação equilibrada.
Os temidos radicais livres são substâncias produzidas em nosso organismo continuamente. O simples fato de respirarmos implica na formação do mesmo. Em excesso são tóxicos e favorecem o envelhecimento, além de existirem evidências científicas de que os radicais livres estejam envolvidos no desenvolvimento de muitas doenças.
Além dos radicais livres, nossa pele é exposta à radiação ultravioleta, sendo esta a principal causa de queimadura de sol e câncer de pele não-melanoma. Sem a proteção tópica (protetor solar, viseiras, guarda-sol, etc.) nossa pele conta apenas com a ajuda de seu próprio mecanismo de defesa. Mais uma vez, os nutrientes podem fortalecer esse mecanismo.

Alguns nutrientes estão relacionados com a saúde e manutenção de nossa pele. Vejam algumas dicas:

- Selênio: indivíduos com acne apresentam menores níveis de selênio, com déficit na formação de T3 (hormônio da tireóide). Alimentos: Castanha do Pará, Salmão, Farelo de Trigo, Frutos do Mar, Aves e Grãos Integrais.
- Zinco: Possui ação cicatrizante e mantém a integridade da membrana das células. É antioxidante e responsável pela elasticidade e hidratação da pele. Alimentos: Carnes Bovinas, Peixes, Aves, Leite e derivados, Ostras, Mariscos, Cereais, Nozes e Feijão.
- Vitamina A: Atua no combate à acne, estimula a síntese de colágeno e participa da prevenção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Alimentos: Tomate, Cenoura, Goiaba, Espinafre, Damascos, Mamão, Melancia, Leite e Gema de Ovo.
- Vitamina D: Age na renovação das células. Alimentos: Manteiga, Gema de ovo e Carnes.
- Vitamina E: Importante antioxidante, contrbui para a produção de colagenase e colágeno. Alimentos: Óleo de Milho, Óleo de Girassol, óleo de soja, Azeite de Oliva, Amêndoas, Avelã, Noz, Castanha do Pará, Vegetais folhosos verdes escuros.
- Vitamina C: ótimo antioxidante. Alimentos: Caju, Goiaba, Kiwi, Morango, Laranja, Limão, Abacaxi, Carambola, Tangerina, Salsa e Couve-de-bruxelas.
- Vitaminas do complexo B: previne a formação de substâncias prejudiciais à saúde venosa, auxiliando no tratamento da celulite. Alimentos: Carnes vermelhas e brancas, ovos, cereais integrais, vegetais verdes escuros e Germe de Trigo.

É possível obter resultados estéticos com o auxilio dos nutrientes. Consulte um nutricionista.

Ana Paula Gagliotti
Nutricionista do Espaço MAXIMA (Clínica de estética de alto padrão próxima aos bairros: Alto da lapa, Alto de Pinheiros, Perdizes, Vila Leopoldina e Pompeia) 

Espaço MAXIMA
rua pio XI, 656 - alto da lapa - sp
tel.: 3831.2727 / 2506.3541

Nenhum comentário:

Postar um comentário