segunda-feira, 13 de maio de 2013

23 alimentos que ajudam a segurar a fome


Confira uma lista de 23 alimentos que ajudam a enganar o estômago e controlar a gula

Para o Café da Manhã:

1. Abacaxi: rico em fibras, o abacaxi mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome. Também tem várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio geral do organismo.
2. Aveia: as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade.
3. Pão Integral: além de deixar você satisfeita com menos comida - por causa das fibras dos grãos - pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.
4. Ovo: o ovo é fonte de proteína - nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta.
5. Queijo Branco: como o ovo, o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.

Para o Almoço:

6. Arroz Integral: esse tipo de arroz, quem vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.
7. Farelo de Trigo: juntar o farelo de trigo com outros alimentos aumenta o volume - dá a impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e IG baixo é garantia de apetite tranquilo.
8. Abóbora: tem fibra de monte e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar.
9. Cenoura: a textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue. Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida.

Para o Jantar:

10. Peito de Peru: além de proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura (mesmo o light) que, durante a digestão estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula.
11. Tofu: esse queijo (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100 gramas, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume à refeição. A dose de proteína, apesar de pouco, também ajuda a domar a fome.
12. Folhas Verdes: campeãs em fibras, as folhas exigem muita mastigação e a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.

Bebidas:

13. Suco de Limão: o azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce.
14. Chá de ervas: chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão à comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fissura por doce).
15. Café: como acontece com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas "satisfeitas". É por isso que compensa o doce da sobremesa.
16. Água: a água ocupa espaço no estômago, preenchendo momentaneamente aquele "vazio" que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde.

Lanches:

17. Banana: mão parece, mas a banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carregar ferro, potássio e triptofano - substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Apesar disso, a banana possui 90 calorias em média, então não pode ser consumida a vontade.
18. Iogurte: rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia.
19. Barras de Cereais: as que têm castanhas, cereais (como aveia) e frutas secas cortam a fome e dão energia. Cuidado com as versões carregadas de açúcar e sem quase nada de cereais integrais - disparam o índice glicêmico, aumentando a fome.
20. Damasco: desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras.
21. Amendoim: a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos.
22. Biscoito com fibras: é uma opção saudável para driblar a fome que pinta entre uma refeição e outra. Mas, em excesso, engorda.
23. Soja tostada: além de fibras, tem isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônios, você sabe, influem muito na gula.

Fonte: www.boaforma.com.br

Espaço MAXIMA

rua pio XI, 656 - alto da lapa - sp
tel.: 11 3831.2727  /  2506.3541
www.espacomaxima.com.br

Clínica de estética próxima aos bairros: Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Pompéia, Perdizes e Vila Leopoldina

Nenhum comentário:

Postar um comentário