A gestação é um período especial e delicado na vida de uma mulher. Existem cuidados que precisam ser tomados para garantir uma gravidez saudável e tranquila tanto para a mãe quanto para o bebê. Entenda a importância do Pilates neste período:
Em cada uma das fases da vida, os cuidados com o corpo devem ser muito bem orientados para que se obtenha o melhor aproveitamento dela, com isso, alcançando a qualidade de vida, traduzida como bem estar para o indivíduo. No período gestacional esses cuidados devem ser redobrados e as recomendações são para que se cultive bons hábitos, tais como: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados e regulares, de forma a melhorar a qualidade de vida durante e depois da gravidez.
Nesse período, ocorrem alterações posturais, que avançam progressivamente, comprometendo músculos, articulações e a coluna vertebral, por conta das mudanças hormonais e emocionais que ocorrem na gestação. Torna-se de suma importância a prática de atividades que previnam e tratem essas alterações.
O método Pilates nesse aspecto destaca-se, pois visa fornecer conforto à gravidez e ao parto, com foco no fortalecimento e alongamento suave dos músculos, na estabilização da musculatura postural e do assoalho pélvico, melhora da concentração, coordenação, equilíbrio e qualidade dos movimentos com pouca sobrecarga nas articulações, menor risco de parto prematuro e menor duração da fase ativa do parto.
Além disso, o fortalecimento do assoalho pélvico é de suma importância para prevenir possíveis problemas nos intestinos e bexiga. Ele melhora a circulação na região pélvica, aumenta a capacidade de estirar e relaxar durante o parto, acelera a recuperação e a cicatrização, previne a incontinência urinária por esforço, aumenta o apoio aos órgãos da pelve e intensifica a estabilidade da musculatura postural.
Na região cervical, reduz os desconfortos causados pelo aumento das mamas, já no tronco e região lombar, melhora o equilíbrio por meio do fortalecimento dos músculos abdominais, prevenindo desconfortos nessa região durante os estágios finais da gravidez e facilitando o trabalho de parto normal tanto para a mãe, que tem aumento na produção do hormônio relaxina (que proporciona maior mobilidade às articulações) e melhor controle da respiração induzindo a calma e reduzindo os níveis do cortisol (hormônio do estresse), quanto para o bebê através da maior oferta de oxigênio ao útero.
Além dos fortalecimentos e alongamentos da musculatura central do corpo, são ainda realizados exercícios para membros superiores, a fim de preparar a mãe para segurar o bebê no colo; para os membros inferiores, visto que há considerável aumento de peso durante a gestação, e consequentemente sobrecarga nestes membros.
Exercícios nesse período são individualizados e adaptados conforme cada fase da gestação, indicando-se o início da prática a partir do segundo trimestre. É fundamental que se tenha o monitoramento constante de um profissional habilitado em Pilates na Gestação, que irá acompanhar a frequência cardíaca e a pressão arterial antes e após a aula. No período pós-parto, tem papel importante na facilitação do retorno rápido do abdômen, e diminuição da flacidez muscular e da pele, característicos deste período.
Esses benefícios são alcançados através de movimentos suaves e rítmicos, que podem ser realizados nos diferentes aparelhos, com o auxilio de bolas ou somente usando o peso do próprio corpo e resistência causada pela ação da gravidade.
Mulheres que estão sem praticar outras atividades físicas por muito tempo e queiram praticar o Pilates, não devem iniciar a prática através desse método durante a gestação sem antes consultar seu ginecologista/obstetra.
Dr. Arnaldo Rodrigues Jr - Instrutor de Pilates do Espaço MAXIMA
Marque sua aula experimental gratuita e tire suas dúvidas com nossos profissionais:
Espaço MAXIMA
rua pio XI, 656 - alto da lapa - sp
tel.: 11 3831.2727 / 2506.3541
Clínica de estética e Pilates próxima aos bairros Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Pompéia, Pinheiros, Perdizes e Vila Leopoldina
Nenhum comentário:
Postar um comentário